domingo, 13 de março de 2011

Brasil, o país do analfabetismo funcional!!


É muito comum vermos várias propagandas sobre a educação, onde dados nos são apresentados dizendo que o indice de analfabetismo vem diminuindo no país. Pura ilusão, infelizmente não são todas as pessoas que podem constatar a falta de veracidade no assunto. Os problemas em escolas de ensino fundamental e médio, estamos carecas de conhecer. A falta de estrutra, o baixo salario dos professores, a falta de uma renovação no conteudo pedagogico do ensino médio. Mas o que poucos sabem é a falta de consideração que se tem com aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram ter acesso a educação em sua idade escola, e que procura as escolas que oferecem a educação de jovens e adultos. Além de alguns problemas similares as outras modalidades, o descaso com os profissionais que se dedicam a esse trabalho chega ser vergonhoso. Segundo nosso ilustre ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pra muitos é tido como uma pessoa inteligente e de idéias acertivas, como o real. Não fazem idéia de como esse homem prejudicou o sistema educacional de nosso país. Fazendo vários vetos na Constituição de 88, onde alguns beneficios eram de extrema importancia para o crescimento educacional no país. Como redução de verbas para o EJA e a falta de obrigatoriedade para que todos tivessem acesso a educação foram apenas algumas das coisas que esse ilustre politico fez. Uma das declarações do sociologo foi que " a obrigatoriedade de abertura de classes de alfabetização aumentaria o desemprego dos analfabetos".
Em sua primeira pronuncia a presidenta Dilma, disse em bom tom que sua prioridade era a educação, por isso precisamos lutar para que a proposta Jorge Hage seja resgatada, pois até hoje seu projeto de educação foi o que mais se aproximou da realidade social do país. E sabe do mais impressionante, sabe quem vetou o projeto, o relator do projeto de Darcy Ribeiro, que mais tarde seria o presidente da Republica, Fernando Henrique Cardoso. Para quem estuda toda a trajetoria do projeto de educação tem a percepção de que tudo foi amarrado de tal forma que culminou nesse projeto que não responsabiliza nem o Estado, nem o Governo, muito menos o Municipio, as palavras são soltas o que levam a uma dicotomia na sua interpretação.
Chega a ser revoltante ver as politicas educacionais de nosso país e o pior que ninguem faz nada para tentar mudar...
E com isso o país cresce em numeros de analfabetos funcionais, que até podem saber ler, escrever e contar, mas não sabem interpretar aquilo que eles escrevem, e apenas tem o documento de conclusão das modalidades mas na verdade não passa apenas de um documento que vai contra a verdade.

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