quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Professores querem mudar de profissão





Hoje passou a seguinte reportagem no RPC TV 2º edição. Professores querem mudar de profissão!

Uma pesquisa realizada com 500 professores mostrou que metade quer deixar a profissão e que a cada dia que passa eles estão ficando mais doentes. O dia a dia cansativo, as cobranças e a baixa remuneração estão desestimulando os professores a seguir na profissão. Esse é o resultado de uma pesquisa feita com 500 profissionais de todo o Paraná, onde metade deles disseram que gostariam de mudar de profissão.
Veja também que a pesquisa demonstra que as salas de aula com alunos que não respeitam nenhuma autoridade também contribuiu para que muitos apresentem sintomas de doenças graves relacionadas à depressão e já existem vários casos de pessoas aposentadas por depressão.
Vejam o video da reportagem no seguinte link:
http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/10/professores-querem-mudar-de-profissao/
Após assistir a reportagem confesso que pinta um certo medo do que há de vir nessa segunda profissão que escolhi. Mas por outro lado me estimula a me esforçar mais, e quem sabe ajudar a mudar esse quadro da educação seja do meu bairro, da minha cidade não sei...mas sinto que sou parte disso e preciso fazer a minha parte. Frustrações com certeza virão, mas creio que o melhor é me decepcionar por ter tentado do que compactuar com o estado que se encontra a relação de professores e seus alunos.


Mas tambem me surge a duvida, não desmerecendo nenhum dos professores da reportagem, mas será que realmente esses eram aqueles que lecionavam por amor a profissão de educar, por amor ao seus alunos, ou apenas estavam na profissão por algum outro motivo que não seja o amor. Questiono porque como formada em Administração sei que quando não estamos felizes naquilo que realizamos, com a profissão que escolhemos nosso corpo evidencialmente nos responde, falta-nos a paciencia para administrar os conflitos e os problemas, não temos uma motivação que nos move e nos impulsiona a sempre darmos o melhor de nós. Uma coisa tenho certeza, essas crianças e adolescentes rebeldes, que perderam o respeito pelos professores, no fundo são carentes de afeto, de limites, que acabam de alguma forma encontrando na agressão um meio de se expressar e de chamar a atenção, porque não? E será que professores que estão nas salas de aula apenas pelo salário, que julgo ser a minoria, mas que não estão ali por amor mesmo por aquilo que realizam, conseguem cativar e impor respeito para os alunos, como podemos ter alunos que respeitem seus professores se ainda há aqueles que se julguem maiores e melhores do que os alunos e impõe sua falsa autoriadade, e não respeitam seus alunos como precisa. Com certeza esses professores terão stress com frequencia, depressão, porque no fundo sabem que não foram bons suficientes para seus alunos. Reportagens como esta não pode fazer morrer o dom de ensinar que muitas pessoas tem, precisamos reforçar a profissão de educador e parar de achar que quem estuda pedagogia ou qualquer outro curso para lecionar, seja um coitadinho que entrou na faculdade por que não tinha opinão formada. Que imbecilidade pensar dessa forma, pois nós estudantes de pedagogia, precisamos estar antenados e estudar muito, mas muito mesmo..podemos até entrar na Universidade alienados mas só saimos dela sem mudança se realmente não tivermos interessados e impulsionados pelo amor de Educar.....

Um comentário:

  1. Dá aula durante 10 anos e vê se vai te sobrar alguma gota de amor pela Educação!!!

    ResponderExcluir